Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Como amanhã comemoramos a Independência do Brasil de Portugal, trago para vocês algumas dicas de leituras que representam as cinco regiões do Brasil. Alguns deles eu li e recomendo bastante, pois é possível identificar um pouco da cultura e dos cenários brasileiros. Outros, porém, ainda não tive a oportunidade de ler, mas pela sinopse me fez lembrar um pouquinho do ambiente característico do nosso país. Vamos conferir?


1 - Centro-Oeste
O Trovador Solitário (Arthur Dapieve) - Distrito Federal

Nesta obra de Arthur Dapieve, conseguimos conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira do cantor Renato Russo. Como ele viveu boa parte em Brasília, há várias descrições desse lugar, então foi o primeiro livro que lembrei quando pensei nessa região. 

Uma outra dica: Inocência (Visconde de Taunay)

2 - Nordeste 
O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna) - Paraíba

Ainda não consegui ler a obra completa, mas perdi a conta de quantas vezes assisti a adaptação para o cinema. Quem não se emociona e ri ao mesmo tempo com as façanhas de João Grilo e Chicó no Nordeste brasileiro. Não conseguiria uma forma melhor de descrever essa parte do nosso país.



3 - Norte
Órfãos do Eldorado (Milton Hatoum) - Amazonas 

Nessa obra iremos conhecer o cenário da Amazônia: "A história é de um amor desesperado de Arminto Cordovil por Dinaura, mas também de uma família, de uma região e de um tempo que, à base da seiva da seringueira, tentou criar um Eldorado amazônico." Com uma sinopse dessa já fiquei sem fôlego aqui, imagina lendo a obra completa :)

4 - Sudeste
Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) - Rio de Janeiro

Desconheço um brasileiro mais brasileiro que Policarpo Quaresma. Para quem ainda não leu o livro, ele ressalta o patriotismo incansável desse personagem icônico e inesquecível. Policarpo nada mais é do que nosso Dom Quixote brasileiro, e seu amor pelo Brasil vai desde se vestir com tecidos brasileiros, comer comidas brasileiras e entre outras "cositas" mais, até o pedido às autoridades para tentar mudar o idioma nacional para o Tupi. É ou não é patriota além da conta? E sua saga é narrada na bela vista do Rio de Janeiro dos tempos antigos.

5 - Sul
O Analista de Bagé (Luís Fernando Veríssimo) – Rio Grande do Sul

Poderia citar vários livros que me lembram minha querida região sul, pois moro em Santa Catarina e tenho muito orgulho daqui. Então achei de grande responsabilidade escolher só um livro que representasse essa parte do Brasil. Acabei optando por um dos meus autores favoritos da vida, e como já li vários livros dele não poderia deixar de mencioná-lo aqui. O Analista de Bagé é simplesmente um sarro (inclusive nós falamos muito a palavra sarro aqui, significa "engraçado"). Veríssimo relata, através de suas crônicas, os métodos usados pelo analista de Bagé para tratar dos pacientes que vão fazer consultas psicológicas. Veríssimo traz muito do vocábulo gaúcho através do personagem, tornando a leitura muito divertida e prazerosa.

LEIA TAMBÉM: Top 5 - Nacionais que eu recomendo. E então galera, o que acharam? Quais dicas de leitura vocês teriam para nós com as paisagens ou cultura brasileiras de fundo?

Espero que tenham gostado e desejo um ótimo feriado a todos! Até a próxima!




4 Comentários

  1. Oi Ana
    Adorei o jeito que você fez o Top, escolhendo um livro por região, ainda não li nenhum, mas tenho Policarpo Quaresma e O Auto da Compadecida na minha listinha e quero ler logo logo.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii adorei o post e as escolhas para esse dia, eu nunca li nenhum, mas queria muito ter essa oportunidade de conhecer autores do nosso pais.

    Parabens, um beijo

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, tudo bom?

    Gostei bastante do post! O Auto da Compadecida é realmente muito Nordeste! Outro livro que poderia estar aí seria Vidas Secas! Sobre o Norte, Miltom Hatoum é realmente a cara de lá! Parabéns pelo post!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Tudo bom?
    Seu post ficou bem interessante. Não li nenhum desses livros, mas anotei os nomes para ler futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!