Título: A Libélula no Âmbar (Outlander #2)
Original: Dragonfly in Amber
Autora: Diana Gabaldon
Número de Páginas: 944
Ano: 2016
Editora: Arqueiro

Pode conter spoilers do primeiro livro Outlander - A Viajante no Tempo (inclusive na sinopse)! ~ Leia por sua conta em risco.

Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Mesmo com tudo o que conhece sobre o futuro, como será possível salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?

É muito difícil fazer uma resenha sobre este livro, muito difícil mesmo. Já estou a duas semanas imaginando como fazer isto, mas só agora tomei a coragem necessária.

Ao iniciar a leitura já tomamos um susto, a narrativa começa em 1968, sendo que o primeiro livro terminou em 1744. Claro, ao ler a sinopse do livro já somos alertados para um salto no tempo, mas não imaginava os impactos que isto traria. 

Os primeiros capítulos se focam em Claire, sendo narrados em primeira pessoa, e em Roger Wakefield, narrados em terceira pessoa. Claire está de volta a Inverness, onde sua jornada começou a mais de 20 anos atrás, ela tem uma filha Brianna (que podemos imaginar de quem seja, certo?) e esta prestes a lhe contar toda a verdade. Foram capítulos torturantes, devo dizer, pois ao mesmo tempo em que iríamos tendo pequenos segredos revelados, ainda não dava para saber por que e como Claire havia voltado há seu tempo, e o pior, o que acontecera a Jamie?


Logo a narrativa volta para onde o primeiro livro acabou e vamos acompanhando aos poucos as intrigas da corte francesa, o que tudo aconteceu quando Jamie e Claire se refugiaram no pais estrangeiro, a que ponto eles chegaram e como se desenrolou a história deles, minados de todos os lados por guerras e inimigos.

Não contarei mais nada para não estragar a surpresa.

O livro é maior do que o primeiro, mas isto não me desanimou em nada já que super me apaixonei pela história de Jamie e Claire. Já no começo derrubei várias lágrimas, afinal, não tinha ideia do que havia acontecido com aquele maldito escocês. O livro trás algumas tramas que realmente me deixaram confusa e na expectativa de descobrir qual seria a saída da autora. Foi brilhante. Sempre algo que eu não poderia sequer imaginar se colocava como a chave para o mistério.

" [...] - Lembra-se do voto de sangue que eu fiz a você quando nos casamos?- Sim, acho que sim. 'Sangue do meu sangue, ossos dos meus ossos...' - 'Eu lhe dou meu corpo para que sejamos um só' - concluiu ele. - Sim, e eu mantenho esse juramento Sassenach, e você também.

Grande parte do livro se passar na expectativa de uma guerra (aquela que Claire sabe que irá acontecer desde o primeiro livro), então temos vários momentos de tensão.  Apesar de gostar muito da história achei que poderiam ser cortadas algumas páginas que não fizeram grande diferença na narrativa geral.Chorei bastante nos capítulos finais, o que sempre conta pontos nas minhas leituras, gosto de me emocionar (hehe). 

A obra no geral está maravilhosa! As capas que a editora Arqueiro está disponibilizando são maravilhosas e estou louca de vontade de começar o próximo livro, já que este para em uma descoberta crucial e já me fez fazer diversas suposições sobre o que está por vir.


16 Comentários

  1. Olá Nina, também gosto de me emocionar, mas só com as leituras rsrs.
    Sabe que já tinha ouvido falar deste livro, mas não consigo me encantar, talvez seja o enredo, claro que se tivesse a oportunidade eu leria, uma vez que não dispenso leitura. E quem sabe com uma boa "desidratação" eu descubra que estava errada quanto ao livro.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu juro que não sei dizer o porquê de o livro ser tão maravilhoso aos meus olhos, mas é. hihi

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Já vi muuuita gente falar mega bem desses livros, mas confesso que o tamanho me assusta um pouco kkk, por também ter um blog literário, acabo lendo livros menores para poder resenhas em pouco tempo, acredito que com esse eu demoraria um pouco (ler vários ao mesmo tempo não é comigo k)
    Beijos, ótima resenha!


    https://estantedakahofc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente.
      Outlander foi um desafio para mim. Eu já não tenho muito tempo para ler e ainda ler um livro de mais de 900 páginas foi dureza, mas a história é tão marcante que te faz querer devorar cada página.

      Excluir
  3. Oi Nina tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse menina, gostei muito de saber a sua opinião, a quantidade de paginas dele me assusta e muito menina, não sei se leria ainda mais por isso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei! Também me assustei com a quantidade de páginas e mais ainda com o tamanho da série, mas me arrisquei com o primeiro e cai nas graças do Jamie Fraser. Agora estou louca para burlar minha meta de leitura deste ano e ficar lendo só Outlander.

      Excluir
  4. Awnn estou louca para iniciar a leitura dessa série, tanto que até pensei em ler em pdf, mas não é a mesma coisa do que pegar aquelas obras que há cada volume o número de páginas aumenta haha e com edições lindíssimas. E agora ao ler a sua resenha fiquei mais curiosa ainda, a trama parece ser recheada de romance, cenas de ação em batalhas e drama de um jeito muito envolvente. Espero conferir essa série um dia, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer, não aconselho o pdf não pelo tamanho do livro. São muitas páginas, iria cansar sua vista e fazer a leitura ser um trabalho árduo. As vezes tem promoções muito boas dos livros na Saraiva, fique de olho.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu ainda não li nada da série e não sentia vontade de ler. Porém, por causa dessa resenha, fiquei com uma pontinha de curiosidade para saber o que vai acontecer kkk Parece ser muito boa a série. Vou adicionar a minha lista de desejados.
    Bjs,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosidade é o que não falta na trama.
      Fiquei o livro inteiro desesperada para saber o que havia acontecido.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler essa série mas como fica um pouco fora da minha zona de conforto ainda não tentei.
    Li sua resenha, pois apesar de ser do segundo livro não tem spoilers, e a maneira como vc falou me deixou ainda mais curiosa <3
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess!!!
      O livro é romance histórico e é lindo, ótimo, perfeitão. Dê uma chance. Sei lá, leia os primeiros capítulos em pdf e se te agradar compre o livro.

      Excluir
  7. Oi Nina, estes dois primeiros livros foram tensos mesmos, e também me levaram a muitas lágrimas. Também concordo que algumas partes poderiam ser tiradas, mas pelo menos isso não estraga a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um monstro de livro não é mesmo?
      Mesmo assim não dá para largar. Cheguei a ficar com dor nos pulsos de tanto segurá-lo, rs

      Excluir
  8. Nina, só escuto maravilhas sobre esse livro, mas cadê que tenho coragem de me aventurar em ler a série?
    Estou tentando não iniciar novas.
    Mas com tantos elogios a curiosidade me consome.
    Espero ainda ler e gostar tanto como as resenhas que leio estilo a sua.

    ResponderExcluir
  9. Admito que só passei o olho pela resenha para nao receber spoiler kkkk vejo muita gente hoje em dia falando sobre esses livros e minha curiosidade só aumenta! Parece ser muito bom e espero conseguir ler em breve!
    Parabéns pelo post.
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!

Categorias