Título: Papai Comédia
Autor (a): Fernando Strombeck
Número de páginas: 112
Ano: 2017
Editora: Belas Letras

Livro cedido pela editora parceira Belas Letras

Este livro tem o objetivo de aproximar mais o pai da gravidez, um momento tão especial na vida do casal, e também de mostrar para as mães que o pai é capaz de viver essa experiência intensamente. Para o homem a ficha demora um pouco mais para cair, mas, quando o pai ouve pela primeira vez o coração do seu filho pulsando, tudo começa a fazer sentido. Que todo pai dê muitas risadas, contando o tempo em semanas, explorando o bizarro mundo dos desejos de grávidas e dormindo ao som de gases incansáveis. Que todo o pai descubra com este livro que cada semana de gestação é um novo capítulo da história mais incrível de todas. E que esteja sempre presente para os melhores momentos da vida, como seus filhos precisam que ele esteja.

Papai Comédia é o mais novo lançamento da editora Belas Letras e conta de forma bastante engraçada e detalhada como foi o período de gravidez da esposa do humorista Fernando Strombeck que, como o título já diz, é desde a descoberta de um bebê a caminho até o momento do parto.


Depois da descoberta, cada semana, a partir da 12ª, foi descrita como foram os exames com o médico, a reação e convívio com a família, as dicas dos vizinhos para a gravidez, e entre uma e outra história há sempre uma piada, ou comentário a respeito das situações.


"Falei no impulso, achei que ele ficaria chateado, mas não, ele respondeu sem pensar muito: 'Ok, 29 anos'. Eitcha. Esqueci que ele era doutor nessas paradas. Quase aplaudi. Depois ele me explicou que os médicos falam dessa forma porque de uma semana para outra o bebê muda muito, e falando assim fica mais fácil listar essas mudanças com o passar das semanas. Que coisa, né? Ganhou meu respeito, até pedi desculpas pela calcinha beje"

O livro é narrado pelo próprio Strombeck,  e no decorrer dos capítulos (separados pelas 37 semanas de gravidez) há também passatempos, como cruzadinhas ou caça-palavras para os pais que ficam aguardando a fila para o pré-natal. Para ver como é uma leitura bem descontraída...



Acabei descobrindo também o que é uma doula (não sabia nem que existia essa função), e para quem ainda não sabe essa é a definição:  "A palavra 'doula' vem do grego 'mulher que serve'. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto." (Fonte: Doulas do Brasil)

"Ah, não posso esquecer de comentar sobre o tamanho da bolsa da doula. Quase tivemos que chamar um taxista só para levar a bolsa dela até o hospital. Ela disse que tinha separado apenas o essencial. Eu não questionei muito, mas tenho certeza de que ela estava levando muambas e produtos da Natura para vender na maternidade. Será que Essencial era o nome de algum perfume novo? [...]"

Vale ressaltar que fiquei encantada com a diagramação, está impecável. A maioria das folhas são amareladas, algumas são pretas, e em cada início de capítulo elas são azuis. Há algumas ilustrações e frases motivacionais ou satirizadas em destaque. Resumindo, é um livro deliciosamente visual também.



Enfim, Fernando Strombeck nos arranca risos de doer a barriga. Várias vezes me peguei rindo alto, ou relento em voz alta para quem tivesse perto rir comigo. Mostra como a espera de um bebê pode ser prazerosa e bem divertida. Recomendo muito!




36 Comentários

  1. Oi, Ana! Adorei a proposta do livro e o fato de ser direcionado ao pai, tem pouco disso no mercado. A diagramação do livro está impecável. Eu já sabia sobre as doulas e acho que toda mulher deveria ter uma. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu imaginava o que seria, mas não sabia que era tão comum rsrs Que bom que aprendi ;D
      Fico feliz que tenha gostado :*

      Excluir
  2. Oiii Ana tudo bem?
    Fiquei encantada pela sua resenha e a dica dessa vez menina, acho que sera um livro ótimo para darmos ótimas risadas, sei que eu também adoraria ler, essa edição está um luxo, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! Obrigada! Que bom que gostou! :*

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Devo confessar que eu não leria este livro mas ele está bem legal, fora a parte gráfica que é linda!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica! Que pena, flor :(
      Mas obrigada pelo comentário! :*

      Excluir
  4. Olá!
    Adoro rir e isso já é um estímulo!
    Com certeza vou anotar
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É bem engraçado, mesmo, te garanto!

      Excluir
  5. Oi, Ana!
    Achei o máximo a ideia desse livro! (E a Natura tem mesmo um perfume chamado Essencial de Natura, alguém avisa o autor hahaha!) Gostei mais ainda pela interatividade que ele possui com o público, não ficando apenas no "bate-papo" da experiência do humorista. A estética dele também está muito bem feita, pelo que pude perceber. Vou indicá-lo para um amigo que vai ser pai logo logo. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não creio! hahaha Juro que não sabia do perfume! Ri alto quando li aushuahsuahs
      Que bom que gostou! ótima leitura e boa sorte para seu amigo :*

      Excluir
  6. Quando vi a capa já senti muita vontade de ler, com a sinopse e as imagens então.... Poxa, quero muito! Adoro esse tipo de leitura. Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro e também achei a diagramação uma graça, assim como os outros livros do mesmo segmento publicados pela Belas Letras. Já em relação ao conteúdo, eu achei um pouco fraco e o humor batido. Os pontos mais interessantes mesmo são sobre a doula, parto humanizado, pré-natal.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilda. Que pena. Eu achei hilário rsrs
      Mas essas partes que você comentou são bem importantes mesmo.
      Obrigada pelo comentário :*

      Excluir
  8. Olá!
    Que trabalho incrível. Não conhecia o autor e achei espetacular!
    Adoro livros com uma dose de humor e com esse projeto gráfico sem dúvidas gostaria de ler também se tiver oportunidade!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! É muito fofo!
      Espero que goste :*

      Excluir
  9. Que dica mais lindas!
    Eu ainda não li, mas morro de vontade. Fora que o livro é super interativo e com ilustrações maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, Beatriz :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Oii, tudo bem?
    Acredito que não leria esse livro, mas não dá para negar que a ideia é muito fofa e a edição é linda. Amei o marca página hehehe
    Beijosss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina! Que bom que gostou da edição :)
      Beijo!

      Excluir
  11. A parte gráfica está muito boa, e o livro parece ser leve e engraçado. Eu até tenho interesse neste livro, mas não para ler agora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não tinha visto ninguém falando/escrevendo a respeito desse livro e gostei da proposta dele! Acho que os homens devem sim participar mais desses momentos e mostrar seus pontos de vista também, afinal, o bebê foi feito pelos dois, ambos devem participar dessa experiência =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Concordo plenamente. Se todos os pais agirem como o Fernando seria perfeito :)

      Excluir
  13. Oi, eu já vi muitos comentários positivos para esse livro e é um ótimo presente para quem vai ser papai rs Se um dia eu tiver filhos, darei para o meu marido haha

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    A parte gráfica deste livro está encantadora 😍 apesar de ser "voltada" aos pais eu leria rs ..
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Recomendo para todos haha!
      Que bom que gostou :)

      Excluir
  15. Que legal a premissa deste livro, gostei muito da ideia. Em um momento tão sensível como a gestação um livro assim para casal é bem vindo, haha. Com certeza dá para se divertir bastante. Amei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Quando vi o título e a capa pensei que não iria me interessar, mas tua resenha total me convenceu do contrário. Gente, parece ser um livro muito divertido! Certeza de que vou adorar ler.

    E, sim, existem doulas e é bem bacana o trabalho delas, muito mais humanizado do que os partos apenas com médicos e enfermeiros. Elas são muito atenciosas.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te convenci, Mia! :)
      Eu achava que era outro nome hehe Quando tiver filhos vou procurar conhecer mais :*

      Excluir
  17. Ana, achei a diagramação muito bonita, mas não fiquei interessada na leitura não é uma pegada que me chama muita atenção, mas a editora arrasou na parte gráfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deborah! Que bom que te agradou, eles capricham bastante mesmo :)

      Excluir
  18. Inteligente esse lance de ter atividades para a espera dos pais!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!

Categorias