Título: Harry Potter e a Ordem da Fênix
Original: Harry Potter and the Ordher of the Phoenix
Autor (a): J.K. Rowling
Número de páginas: 703
Ano: 2012
Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco

O Ministério da Magia começa a intervir em Hogwarts, não acreditando no retorno de Voldemort propalado por Harry Potter e Alvo Dumbledore. Indicada pelo Ministério como professora de Defesa Contra as Arte das Trevas, Dolores Umbrigde proíbe a matéria para alunos mais novos, o que leva Harry a fundar a Armada Dumbledore, para ensinar seus colegas a se defenderem do lorde e seus Comensais da Morte.
Na batalha Bem versus Mal, Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a perda de alguém muito próximo.

Atenção! Contém spoilers dos livros anteriores.


Harry venceu o Torneio Tribruxo de uma maneira terrível, mas o pior, como sempre, ainda está por vir. Quase terminando as férias de verão, perto da casa de seus tios, algo totalmente fora do normal acontece, até mesmo para  quem vive e conhece o mundo bruxo, pois os guardas da prisão de Azkaban, os temidos dementadores, estão pelas redondezas.


Quando o grupo de dementadores está prestes a dar um "beijo" no primo Duda, Harry acaba tendo que usar o feitiço do Patrono para salvá-lo. Porém, como é a segunda vez que usa magia fora da escola, ele recebe uma carta solicitando a comparecer no Ministério da Magia para ser julgado.

Enquanto aguarda o momento do julgamento, Harry fica na casa de seu padrinho Sirius, e onde ele descobre ser o local de reunião da Ordem da Fênix, um grupo de bruxos habilidosos (alguns já conhecidos dos livros anteriores: Sirius, Lupin, Sr e Sra Weasley, Snape, entre outros) reorganizado por Dumbledore, a fim de se prepararem para o retorno de Voldemort.

Entretanto, o Ministro da magia se recusa a admitir para o universo bruxo que Você-Sabe-Quem retornou, e Dumbledore e Harry passam a ser taxados como doidos, graças as publicações d'O Profeta Diário.

Como se não bastasse, a nova professora de Defesa Conta as Artes das Trevas é uma mulher pavorosa, e com o apoio do Ministério transformará a vida dos alunos de Hogwarts num verdadeiro pesadelo.

Mas como as regras e os castigos estão revoltando vários alunos da Lufa-Lufa, Corvinal e Grifinória, e acham que Voldemort realmente retornou, um pequeno grupo intitulado Armada Dumbledore, fará encontros escondidos em uma sala especial da escola para que Harry os treine e ensinem como se proteger.


Apesar de não gostar muito desse volume, acredito que ele é um dos mais emocionantes...

Voldemort retornou, está forte, e seus antigos Comensais da Morte fugiram de Azkaban. O terror está estampado, mas a descrença de que não há perigo algum torna as coisas aparentemente mais fácil para o cruel vilão. Mas Harry e os seguidores de Dumbledore farão o possível para que a ameaça seja banida.

Nessa leitura descobrimos que há uma bruxa mais temida que Voldemort, afinal, será que existe alguém que goste da vaca rosa da Dolores Umbridge?

E outra personagem, Luna, uma querida aluna que sempre passava despercebida (não sei como), será uma das maiores fontes de ajuda para o "Menino-que-sobreviveu" e seus amigos. O pai de Luna publica em sua revista O Pasquim, as verdades sobre o retorno d' Aquele-que-não-deve-ser-nomeado, conquistando mais adeptos contra as mentiras do ministério.


Recomendo muito!




20 Comentários

  1. Oi, Ana! Embora este ter sido um dos maiores volumes da série - e acho que um dos mais aguardados (o hiato entre o lançamento do quarto e do quinto livro foi muito longo) e tristes. Eu simplesmente adorei, Harry Potter vai ter sempre um lugar no meu coração.
    Sim, não posso dizer que Umbridge fosse mais temida que Voldemort, mas sei que ela é tão cruel quanto ele. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana tudo bem?
    Que incrível essa resenha amada, com toda certeza HP fez muita parte da minha infância e não veria outra vontade e oportunidade de tanta querer lê-lo, adorei a imagem gigante dele e acho essa edição de capa branca bem linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não consegui ler a série HP, mas sou apaixonada pelos filmes. Eu acredito que esse volume me agradará tanto quanto os outros, mas só lendo para descobrir. Não peguei spoiler por já conhecer a trama toda, mas acho que eu não leria a resenha se não soubesse, está mesmo cheia de spoiler rs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu apesar de adorar os filmes da série HP, ainda não li nenhum dos livros. Acho que pra leitura deles certamente não farei, mesmo sabendo que são cheios de qualidades, sei lá só uma questão de não ter nenhuma curiosidade mesmo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. É até difícil falar, Harry Potter faz parte da minha história como leitora. Esse quinto livro não é um dos meus preferidos da série, mas também tem um espaço no meu coração!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Nossa, faz muitos, muitos anos que li esse livro, mais de dez, eu acho, já não me lembrava de muita coisa =O
    Estou com vontade de reler toda a saga. Você está gostando dessa edição??
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Ainda não li os livros de Harry Potter, mas adoro os primeiros filmes. Adorei saber suas impressões e gostei muito das fotos, principalmente a do Harry, rs. Acho esse box lindo também, mas são tantas edições de HP que fico em dúvida de qual comprar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu preciso de ler esse volume! É o próximo que lerei e estou muito curioso mesmo! QUe bom que e o mais emocionante!!

    Deste me uma grande vontade de fazer a leitura, ate porque quero saber mais sobre essa bruxa e sobre a nova professora...!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, atualmente eu estou lendo o terceiro volume da série. Pela sua resenha me parece que em A ordem da fênix a trama de Harry Potter continua cheia de novidades e magia.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Poxa, esse é o meu livro favorito da série, um dos mais emocionantes principalmente por vê-los já crescidinhos. Acho que a história ganha muito mais profundidade, o perigo é maior, os questionamentos, a rebeldia, tudo ganha um up nesse livro. Que pena que não te agradou tanto. =(
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, confesso que sou uma verdadeira ET quando o assunto é Harry Potter. Não só não li nada dos livros dele, como também não vi os filmes. Talvez por isso me perca em meio as resenhas que acabo lendo. Em relação aos spoiler, eu não ligo muito para isso.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana tudo bem, que sensação de nostalgia, faz um tempo que li todos os livros, esse não é o meu favorito, mas eu adoro as histórias. Gostaria de ter um tempo para reler todos eles. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Sempre vejo as pessoas falando de HP, mas eu não consigo me interessar nem pelos livros e nem pelos filmes, só tentei ver um muitos anos atrás e não curti, tanto que nem terminei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, não sou muito fã de HP nem senti curiosidade de ler ou ver seus filmes.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Apesar de já ter lido todos os livros principais da série e ter visto todos os filmes não sou fã de hp, por isso não me empolguei tanto com os 20 anos do lançamento mas é bom saber que essa série ainda conquista leitores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Li esse livro em maio, e agora estou no último e já morrendo de saudades desse trio <3
    Harry nesse livro tá bem revoltado né?
    Hahahaha, 'será que existe alguém que gosta da vaca?'
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ai meu coraçãozinho.
    Me bateu uma saudade das histórias do Harry e seus amigos. Já li a série umas 3 vezes e você me deixou com vontade de ler pela quarta vez.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Ah que saudade de ler Harry Potter. Adorava demais e a Ordem da Fênix é um dos meus preferidos confesso haha Apesar de algumas coisas indesejadas acontecendo, eu acho que o amadurecimento do Harry a partir do anterior para frente foi benéfico e o que mais me agradou como todo, afinal assim a história também conseguiu evoluir. Adorei as fotos e ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Esse não é meu livro favorito da série, contudo acho que foi o que mais me prendeu. Lembro que na primeira vez que o li, fui madrugada a dentro lendo e não conseguia largar o livro de jeito nenhum. Com tudo que vem sendo (re)lançado da série, estou sentindo uma enorme vontade em reler esses livros, mas cadê tempo? Haha

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Harry Potter !!! É muito amor envolvido !!! Amo a coleção de livros e os filmes.
    Tenho todos e sempre que leio ou revejo os videos, gosto mais.
    Ótima resenha, bjoooooo

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!